Dessa vez não é uma música que eu acordei na cabeça, eu simplesmente dormi com ela na mente e ela continua ressoando pela minha rádio mental, insistindo em tocar sempre que ocupa um tempinho. Hoje eu resolvi mostrar ela pra minha mãe, essa aí Reggae of Bonfa, do Elojac. Sabe o que ela me respondeu? Que o nome original da música é Reggae do Bom Fim e foi gravada há uns 20 anos atrás por Branco Oliveira.
Primeiro uma história rápida para explicar a música. Eu moro em Porto Alegre e essa música, "traduzida" ou não, traz várias citações do bairro onde eu estudei, onde meus pais moraram quando vieram pra capital, e próximo de onde eu moro agora, o bairro do Bom Fim. Fala do Parque da Redenção, onde o pessoal se reúne nos finais de semana pra tomar um chimarrão, referência ao Bar Ocidente, um dos bares mais antigos da cidade, atraindo sempre um público alternativo, o Bar do João, que já fechou, mas lembro que a mãe de uma das minhas colegas trabalhava lá. Tem outras referências, mas essas são as que eu lembro agora.
Bom, quando eu mostrei pra minha mãe, ela rapidamente lembrou do refrão "my daughter please don't go, don't go to Osvaldo... Aranha", a rua onde o movimento acontecia e ainda acontece. O negócio é que eu só conhecia a versão em inglês pra essa música e ela disse que essa música tem uma versão em português e era do "Nego Branco". Procurei e não achei nada. Minha mãe meio que cantarolou a música e disse que viu essa música surgir em uma roda de amigos que meu pai, ela, o pessoal do TNT, Cascavelletes e pessoas assim frequentavam. Entre essas pessoas estava Branco Oliveira, um músico de boteco que compôs essa música e apadrinhou Elojac, que hoje é quem canta a versão que eu conheço. Legal, né? 20 anos atrás meus pais viram essa música nascer, passaram-se 20 anos e quem escuta agora é o filho deles. Uma versão mais moderninha, mas mesmo assim é uma ligação bem interessante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vida e música. Vida é música. E vice-versa. Ou não.
Este comentário foi removido pelo autor.
Muito boa essa musica, curto muito reggae, Reggae a vida com amor :D, abrs
Este é o legal da musica, ela sempre esta nova, sempre falando do presente mesmo que composta em passado distante.muito bom.
Eu não curto muito ouvir Reggae,porém,gostei disso que você disse:
" Dessa vez não é uma música que eu acordei na cabeça, eu simplesmente dormi com ela na mente..."
Isso acontece direto comigo,só que com.."The Fray" ")
Que histohria eh essa??!?! Sua mae lembrando uma musica que vc escuta atualmente e tem a ver nao soh com a vida dela e de amigos, mas faz parte da Historia de toda uma cidade. Acredito, isso vale um TCC ou tese de mestrado. Lindo texto. Lindo mesmo!! Parabens! Continue com suasinverstigacoes que tenho certeza que se surpreenderah ainda mais.
Abrcs,
Trujillo
http://rumosritmosrelatos.blogspot.com/
Bom apesar de que eu não conhecia a musica, mais é legals, tenho um amigo que curte este ritmo, vô indicar pra ele.
tô seguindo segue lá
http://uninoveesportesradicais.blogspot.com/
Minha vida toda, vivo com diversas músicas na cabeça, essa eu curti!
A música é mto boa...Não conhecia!
Vira e meche a gente ouve umas musicas sem saber que são regravações , isso ja aconteceu comigo também :D
Ótimo blog...uma estrutura magnífica, uma organização fenomenal e um conteúdo muito interessante! Parabéns pela produção.
Também tenho um blog, se der passe por lá.
http://poemasdomeumicro.blogspot.com/
bom tempo em que eu mostrava para minha mãe o som que eu curto, sempre tentando encontrar uma música que ela se interessava... hj isso não é mais possível, infelizmente.
visite o nosso blog e comente também, vc irá entender
http://mikaelmoraes.blogspot.com
Não conhecia essa música, mas gostei.
Quando relmente tem letra fica onde faz ulgum sentido para alguém, fica bem mais facil passar de geração.